Logo DAV
Logo OEAV
Logo AVS
Sprache auswählen
Community 1 Monat gratis Pro testen
Start Touren Trilhos do Moinho Branco - PR8 NIS
Teilen
Merken
Meine Karte
Tour hierher planen Tour kopieren
Fitness
Wanderung

Trilhos do Moinho Branco - PR8 NIS

Wanderung · Montalvão
Verantwortlich für diesen Inhalt
Outdooractive Redaktion Verifizierter Partner 
  • Igreja Matriz de Montalvão, Portugal
    / Igreja Matriz de Montalvão, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_Matriz_de_Montalv%C3%A3o_-_Portugal_(6473250589).jpg
  • / Castelo de Montalvão, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Montalv%C3%A3o_-_Portugal_(5661170744).jpg
m 400 300 200 100 10 8 6 4 2 km

Percurso que se inicia e termina na vila de Montalvão, pelas margens do rio Sever que divida Portugal e Espanha e onde podemos encontrar a antiga azenha do Moinho Branco.
leicht
11,6 km
3:25 h
251 hm
252 hm
Percurso circular que se inicia da bela vila de Montalvão, com suas graciosas e históricas casas, sem falar da Igreja Matriz da cidade dedicada a Nossa Senhora das Graças e que tem por de trás as ruiínas do Castelo de Montalvão, que foi no passado uma importante fortaleza de proteção não apenas da cidade, mas desta regição fronteiriça com a Espanha. Ao sair da regiçao urbana, já no trilho em direção ao Moinho Branco, conteplamos toda a beleza do lugar e dos seus montes ao redor. Ao chegar na azenha do Moinho Branco, vale a pena um refresco na mina da lagartixa e um lanche apreciando o curso de água do rio Sever. Seguindo o caminho e apreciando o outro lado espanho do rio Sever, vale a pena conhecer os abrigos construídos em pedras de xisto e que servem de lugar para os pescadores. Após atravessar o pontão da Ribeira do Lapão se inicia o retorno ao Montalvão, ponto inicial do percurso.

Autorentipp

Se possível, dê uma escapada do trilho e conheça a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios que fica no caminho de Montalvão para Cedilho no final do percurso
Profilbild von Ricardo Pantoja
Autor
Ricardo Pantoja 
Aktualisierung: 02.09.2020

Schwierigkeit
leicht
Technik
Kondition
Erlebnis
Landschaft
Höchster Punkt
338 m
Tiefster Punkt
128 m
Beste Jahreszeit
Jan
Feb
Mär
Apr
Mai
Jun
Jul
Aug
Sep
Okt
Nov
Dez

Weitere Infos und Links

Folheto oficial do percurso

Start

Igreja Matriz de Montalvão (336 m)
Koordinaten:
DG
39.595457, -7.527160
GMS
39°35'43.6"N 7°31'37.8"W
UTM
29S 626462 4383894
w3w 
///nase.verlässliche.genommenen

Ziel

Igreja Matriz de Montalvão

Wegbeschreibung

O percurso inicia-se em Montalvão, próximo a praça da república no centro deste povoado de natureza rural e pitoresca, contornada pelos rios Tejo e Sever, que podem ser visto no alto de um monte próximo da cidade. Vale a pena conhecer a Igreja Matriz de Montalvão, dedicado a Nossa Senhora das Graças, construída no século XIV ou final do XIII, ficou concluída em 1568. Por trpas da Igreja e entrando por um pórtico quinhentista, visite as ruínas do castelo e formato oval, que foi antigamente um importante ponto defesa desta região de fronteira com a Espanha e de onde pode se contemplar as paisagens do Alentejo e borda com a Espanha. Percorra as ruas da antiga vila, apreciando as casas brancas características, com rodapés azuis e amarelos. Outros lugares interessantes na cidade são as igrejas da Misericórdia, o pelourinho manuelino e as capelas de S. Pedro e do Espírito Santo. Na Casa do Povo conheça alguns instrumentos ligados ao linho, noutros tempos importante atividade econômica da localidade.

Siga a estrada que o leva até às encostas inclinadas do rio Sever, numa descida por caminhos de terra. Ao atravessar o morro da Pobreza, passando pela Tapada da Queijeira e pelo Chafariz de Palos, aprecie a magnífica vista dos montes em redor e a foz da ribeira de São João. Ao chegar na margem do rio Sever, avance até à azenha do Moinho Branco, local ideal para lanche e descanso, além de um bom refresco na mina da Lagartixa.

Voltando a percorrer os caminhos de terra e pedra, em angulos acentuados, e observando a Espanha sempre do outro lado do Sever, que nasce na encosta norte da serra de São Mamede e desagua no Tejo, servindo de fronteira entre Portugal e Espanha em três quartos do percurso. Conheça também as construções tradicionais em xisto, muitas em ruína, servindo hoje de abrigo aos pescadores. Os solos fracos e secos junto à foz do Sever testemunham a sua antiga utilização de pasto para gado, enquanto que nos montes em redor restam as azinheiras e os sobreiros. Repare nas lajes polidas dos paredões e nas lascas grossas de xisto que terminam nas encostas do rio, em cujo leito sobressaem as marmitas de gigante. Ao abandonar a margem, o caminho conduz-nos ao pontão da Ribeira do Lapão, rodeado de pequenos morros com oliveiras e situado junto ao Retiro do Pescador.

No regresso a Montalvão, a subida é feita pela eira do Ferreira. Interrompa o trajeto e descubra uma anta junto à estrada que liga Montalvão a Cedillo. Já em Montalvão, procure nos cafés e nas tabernas as sopas de peixe e os petiscos de javali, e compre também algum artesanato local, como os trabalhos em madeira e ferro e como uma lembrança encantadora do lugar.

Hinweis


alle Hinweise zu Schutzgebieten

Öffentliche Verkehrsmittel

Existe trens que parte de Lisboa até Vila Velha de Ródão e depois de táxi até Montalvão. A opção mais barata é de ônibus também de Lisboa até Montalvão por cerca de 5h de viagem.

Anfahrt

Saindo de Lisbboa pegue a A1/E1 por cerca de 92km. Depois pegue a saída para a A23 em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas. Depois de cerca de 76 km, pegue a saída 15 para a IP2 em direção a Portalegre/N359/Nisa. Depois pegue a N359, passe por Nisa e em 20 min você chega a Montalvão.

Parken

Estacionamento ao lado da Igreja Matriz de Montalvão

Koordinaten

DG
39.595457, -7.527160
GMS
39°35'43.6"N 7°31'37.8"W
UTM
29S 626462 4383894
w3w 
///nase.verlässliche.genommenen
Anreise mit der Bahn, dem Auto, zu Fuß oder mit dem Rad

Ausrüstung

Sapatos resistentes e roupas leves. Água e alimentos suficientes.

Ähnliche Touren in der Umgebung

 Diese Vorschläge wurden automatisch erstellt.

Fragen & Antworten

Stelle die erste Frage

Hier kannst du gezielt Fragen an den Autor stellen.


Bewertungen

Verfasse die erste Bewertung

Gib die erste Bewertung ab und hilf damit anderen.

Profilbild

Fotos von anderen


Schwierigkeit
leicht
Strecke
11,6 km
Dauer
3:25h
Aufstieg
251 hm
Abstieg
252 hm
kulturell / historisch geologische Highlights botanische Highlights Heilklima

Statistik

  • 2D 3D
  • Meine Karte
  • Inhalte
  • Bilder einblenden Bilder ausblenden
: h
 km
 Hm
 Hm
 Hm
 Hm
Verschiebe die Pfeile, um den Ausschnitt zu ändern.