O primeiro ponto de referência do percurso À Descoberta da Floresta é o Terreiro das Bruxas. Ao longo do caminho, vai contactar com uma flora rica e diversa.
mittel
Strecke 4,3 km
Dauer2:30 h
Aufstieg150 hm
Abstieg150 hm
Höchster Punkt750 hm
Tiefster Punkt600 hm
O primeiro ponto de referência do Caminho do Xisto da Lousã - À Descoberta da Floresta é o Terreiro das Bruxas. Continua-se o caminho florestal, em sentido ascendente, e, na primeira bifurcação, vira-se à esquerda subindo até se alcançar a bifurcação seguinte, onde se corta à direita. A parte final deste primeiro troço é dominada por um povoamento de pinheiro bravo, que culmina no estradão. Segue-se à esquerda até à bifurcação seguinte, onde se vira à esquerda até se chegar ao tanque do Cabril. Cerca de 500m depois, atinge-se novamente o aceiro inicial, por onde passa a linha de postes de média tensão, a qual se acompanha ao longo de uma descida de 700m, de regresso ao Terreiro das Bruxas.
Autorentipp
Fique atento às espécies animais e vegetais que povoam a Serra da Lousã, deslumbre-se com as paisagens e saboreie a rica gastronomia da região.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto
Autor
Aldeias do Xisto
Aktualisierung: 29.09.2020
Schwierigkeit
mittel
Technik
Kondition
Erlebnis
Landschaft
Höchster Punkt
750 m
Tiefster Punkt
600 m
Beste Jahreszeit
Jan
Feb
Mär
Apr
Mai
Jun
Jul
Aug
Sep
Okt
Nov
Dez
Wegearten
Höhenprofil anzeigen
Sicherheitshinweise
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
Na Serra da Lousã, podemos encontrar uma vasta e diversificada flora e fauna. Os castanheiros centenários estão presentes por quase todo o percurso. Junto às aldeias, encontramos carvalhos, sobreiros e pinheiro bravo. As linhas de água, que em tempos eram aproveitadas para regar as hortas cultivadas pelos habitantes serranos, têm vindo a ser preservadas e ainda hoje servem para matar a sede dos animais selvagens. Essas mesmas linhas de água, muitas delas centenárias, acabam por dar vida e movimento às deslumbrantes paisagens envolventes. Os veados, corços e javalis são também muito frequentes. Na Serra da Lousã pode ainda encontrar várias Aldeias do Xisto, onde a construção das casas é maioritariamente em xisto, a matéria-prima mais abundante na serra, a par com a madeira. Apesar da fraca densidade populacional, as Aldeias do Xisto são um local de forte atratividade turística. Além da passagem pelos trilhos, pode ainda visitar algumas lojas de comércio tradicional e, assim, conhecer os produtos locais.
O primeiro ponto de referência do Caminho do Xisto da Lousã - À Descoberta da Floresta é o Terreiro das Bruxas, um parque de merendas rodeado por um misto de árvores resinosas e folhosas. Segue-se o caminho florestal, em sentido ascendente, e, na primeira bifurcação, vira-se à esquerda subindo até se alcançar a bifurcação seguinte, onde se corta à direita. Aqui o coberto vegetal deve-se a uma reflorestação realizada pelos Serviços Florestais, podendo encontrar-se camaecíparis, cedros, abetos e pinheiro-silvestre. No que diz respeito a folhosas, encontram-se carvalho-alvarinho, castanheiro, carvalho-americano, aveleira, bétulas e freixos. A parte final deste primeiro troço é dominada por um povoamento de pinheiro-bravo, que culmina no estradão. Segue-se à esquerda até à bifurcação seguinte, onde se vira à esquerda até se chegar ao tanque do Cabril. Uma abertura no povoamento permitirá um panorama magnífico sobre o vale da ribeira e sobre o povoamento florestal. Cerca de 500m depois, atinge-se novamente o aceiro inicial, por onde passa a linha de postes de média tensão, a qual se acompanha ao longo de uma descida de 700m de regresso ao Terreiro das Bruxas.
Foi muito bom, excepto a distância do percurso que são 7,1 Km e não 4,3 Km. Mais ou menos a meio duas placas, no mesmo poste, indicam 3,4 km para a partida e 3,7 km para a chegada o que faz os 7,1!
Fragen & Antworten
Hier kannst du gezielt Fragen an den Autor stellen.
Bewertungen
Fotos von anderen