O Caminho do Xisto da Lousã - Rota dos Serranos inicia-se no Castelo da Lousã e passa por algumas das Aldeias do Xisto localizadas na Serra da Lousã.
geschlossen
mittel
Strecke 6,4 km
Dauer3:00 h
Aufstieg500 hm
Abstieg500 hm
Höchster Punkt700 hm
Tiefster Punkt250 hm
O Caminho do Xisto da Lousã - Rota dos Serranos inicia-se no Castelo da Lousã e segue em direção a Porto Pisão por um longo caminho florestal. Mais adiante, surge a Central Hidroelétrica da Ermida. Aqui cruza-se a Ribeira de São João por uma ponte metálica. Um pouco mais acima, vira-se à direita em direção à Aldeia do Xisto do Talasnal. Aqui, a saída é feita por uma das ruelas da aldeia, continuando a subir pelo pinhal acima até se chegar à Aldeia do Xisto do Chiqueiro. O caminho para a Aldeia do Xisto do Casal Novo é feito por uma estrada florestal. À saída da aldeia encontra-se uma longa descida que o leva até ao Cruzeiro, local onde se pode avistar o ponto de partida deste percurso, o Castelo da Lousã.
Autorentipp
Fique atento às espécies animais e vegetais que povoam a Serra da Lousã, deslumbre-se com as paisagens e saboreie a rica gastronomia da região.
Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto
O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, por isso, no inverno e em dias de chuva, tenha especial atenção ao piso escorregadio. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso use sempre chapéu e leve água.
Na Serra da Lousã, podemos encontrar uma vasta e diversificada flora e fauna. Os castanheiros centenários estão presentes por quase todo o percurso. Junto às aldeias, encontramos carvalhos, sobreiros e pinheiro bravo. As linhas de água, que em tempos eram aproveitadas para regar as hortas cultivadas pelos habitantes serranos, têm vindo a ser preservadas e ainda hoje servem para matar a sede dos animais selvagens. Essas mesmas linhas de água, muitas delas centenárias, acabam por dar vida e movimento às deslumbrantes paisagens envolventes. Os veados, corços e javalis são também muito frequentes.Na Serra da Lousã pode ainda encontrar várias Aldeias do Xisto, onde a construção das casas é maioritariamente em xisto, a matéria-prima mais abundante na serra, a par com a madeira. Apesar da fraca densidade populacional, as Aldeias do Xisto são um local de forte atratividade turística. Além da passagem pelos trilhos, pode ainda visitar algumas lojas de comércio tradicional e, assim, conhecer os produtos locais.
Gastronomia
- Chanfana
- Cabrito Assado
- Javali
- Tigelada
- Licor Beirão
Start
Castelo da Lousã N 40 06.035' W 008 14.125' (261 m)
Com início no Castelo da Lousã (265m), o troço inicial do Caminho do Xisto da Lousã - Rota dos Serranos contorna a Capela do Sr. dos Aflitos, seguindo depois em direção a Porto Pisão por um longo caminho florestal. Inicia-se, então, uma descida que evolui ao longo da Ribeira de São João e de onde se pode avistar já a Aldeia do Xisto do Talasnal. Mais adiante, surge a Central Hidroelétrica da Ermida. Aqui, cruza-se a Ribeira de São João por uma ponte metálica, tomando uma subida íngreme, em ziguezague, facilitada por uns pequenos degraus feitos de pedras e lajes de xisto. Um pouco mais acima vira-se à direita em direção ao Talasnal. Começa a observar muros de pedra que indiciam a proximidade da aldeia (500m), onde se encontra também um cruzamento que leva ao percurso Rota das Quatro Aldeias. A saída do Talasnal em direção à Aldeia do Xisto do Chiqueiro é feita por uma das ruelas da aldeia. Após a travessia da Ribeira da Vergada chega-se ao estradão florestal, continuando a subir pelo pinhal acima até se chegar ao Chiqueiro. O caminho para a Aldeia do Xisto do Casal Novo é feito por uma estrada florestal com pinheiros, eucaliptos e carvalhos dispersos. Ao fundo da ruela que cruza a aldeia vira-se à esquerda e encontra-se um pátio que constitui um excelente miradouro através do qual se avista o vale e a montanha. À saída da aldeia encontra-se uma descida que continua em ziguezague até se avistar o Cruzeiro, local onde se pode avistar o ponto de partida deste percurso, o Castelo da Lousã.
I see that this route is closed. Is this temporary? Will be staying village in early October and am interested in finding a couple good routes to hike.
Hi Ruth! We are currently updating the track for this route on this platform. If you're interested in walking routes in the Lousã region, please check here https://bit.ly/45SxYfP Thank you
Fragen & Antworten
Bewertungen
Gib die erste Bewertung ab und hilf damit anderen.
Fotos von anderen