Start Touren PR2 MCV - Caminho do Xisto do Gondramaz - Nos Passos do Moleiro

• / Cascata na Ribeira de Espinho - Gondramaz
  • / Cascata na Ribeira de Espinho
    Foto: Aldeias do Xisto
O Caminho do Xisto do Gondramaz - Nos Passos do Moleiro é um percurso linear e liga a Aldeia do Xisto do Gondramaz ao Parque de Merendas da Chapinha. Pode ser feito nos 2 sentidos.
 O Caminho do Xisto do Gondramaz - Nos Passos do Moleiro é um percurso linear. Pode ser efetuado nos dois sentidos e liga a Aldeia do Xisto do Gondramaz ao Parque de Merendas da Chapinha, embrenhando-se no vale que culmina na Ribeira de Espinho. Devido à proximidade do leito da ribeira, parte do percurso encontra-se condicionado nos meses de inverno e em dias de muita precipitação. Um acesso à aldeia do Galhardo permite sair do percurso a meio, evitando o troço condicionado para quem desce do Gondramaz. Junto à aldeia é ainda possível fazer uma derivação do percurso para visitar o Penedo dos Corvos.

Aprecie as paisagens e percorra as ruas estreitas do Gondramaz, onde o xisto ganha outro colorido e figuras esculpidas animam as paredes.

Reserve o seu alojamento, experiência e refeição em Book in Xisto

Profilbild von Catarina Almeida - ADXTUR
Catarina Almeida - ADXTUR
Aktualisierung: 17.02.2020

De outubro a maio, devem ser efetuados apenas os troços não condicionados.

Contatos úteis

SOS Emergência: 112

SOS Floresta: 117

GNR de Miranda do Corvo: (+351) 239 532 147

ADXTUR- Rede Aldeias do Xisto: (+351) 275 037 393 | (+351) 960 101 873

O Sítio da Serra da Lousã–Rede Natura 2000, com uma acentuada orografia e variantes climáticas, alberga uma vegetação muito diversificada, com espécies como a azinheira, o castanheiro, o carvalho negral, o carvalho alvarinho e o sobreiro. As linhas de água e encostas, com a vegetação ripícola e matagal mediterrâneo, constituem habitats bem conservados. Possuindo um elevado interesse paisagístico e grande valor geomorfológico, as suas galerias ripícolas assumem grande importância para certas espécies da fauna. Encontram-se espécies como os azereiros, loureiros, azevinhos, heras e fetos reais. Entre as múltiplas espécies de fauna destacam-se a salamandra lusitânica e a rã ibérica, para além de algumas espécies com interesse cinegético, como o coelho bravo, o javali, o veado e o corço. Perto do cimo da montanha, na encosta oeste da Serra da Lousã, ergue-se do solo a a Aldeia do Xisto Gondramaz, um aglomerado de casas de pedra, com ruas estreitas, que sobressai no verde da paisagem.

Gastronomia

- Arroz Doce

- Nabadas

- Súplicas

Gondramaz 40º 03' 42.7" N 8º16' 19.7"W | Chapinha (Parque de Merendas) 40º 04' 45.9" N 8º17' 33.5"W (631 m)
40.062260, -8.274140
40°03'44.1"N 8°16'26.9"W
29T 561903 4434919
///begründungen.gleichzeitigen.gewöhnen

Wegbeschreibung

O Caminho do Xisto do Gondramaz- Nos Passos do Moleiro liga a Aldeia do Xisto do Gondramaz ao Parque de Merendas da Chapinha, podendo ser realizado nos dois sentidos. Partimos do final da rua principal do Gondramaz, pelo caminho que desce a encosta encontrando, passado pouco tempo, uma derivação que nos permite visitar o Penedo dos Corvos, ponto onde podemos desfrutar de uma espetacular vista sobre o vale. O perigo de queda obriga a atenção redobrada. De volta ao percurso principal continuamos a descer entre os castanheiros que constituíam o antigo souto da aldeia. Após passarmos pela saída sinalizada para o Galhardo, o caminho continua a descida até encontrar a Ribeira do Espinho junto a uma azenha e a uma refrescante cascata. A partir deste ponto, segue-se quase sempre junto ao leito da ribeira, cruzando-a nalguns pontos. O percurso abandona as margens da ribeira junto à Fábrica Cimeira, seguindo daí por estrada de terra batida até ao Parque de Merendas da Chapinha. Este trilho é uma viagem no tempo, que recorda o trajeto feito diariamente pelos moleiros que por ele acediam às várias azenhas que por ali se encontram. A frondosa vegetação que envolve quase todo o caminho e a ribeira com algumas cascatas tornam este percurso numa agradável opção nos dias mais quentes. O setor junto ao leito da Ribeira de Espinho está condicionado nos meses de inverno e em dias de muita precipitação. Um acesso à aldeia do Galhardo, permite sair ou entrar no percurso a meio, evitando o troço condicionado para quem desce do Gondramaz.