Community 1 Monat gratis Pro testen

Wanderung · Marvão
  • Castelo de Marvão, Portugal
    / Castelo de Marvão, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CastillodeMarvao.jpg
  • / Convento de Nossa Senhora da Estrela, Marvão, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Convento_Nossa_Senhora_da_Estrela.jpg
  • / Praia Fluvial de Portagem, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Praia_Fluvial_de_Portagem_-_Portugal_(20292210608).jpg
  • / Ponte Quinhentista, Portagem, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ponte_Quinhentista_de_Portagem_-_Portugal_(4993480958).jpg

Percurso na região de Marvão, onde podemos ver construções romamas entre outras construções medievais, além de um mergulho no rio Sever.
Percurso circular que se inicia e termina na Ponte Quinhentista, uma construção que data a época romana, na vila de Portagem, região do Marvão. Seguindo mais a frente chegamos mais próximo da vila de Marvão, onde podemos encontrar o Convento de Nossa Senhora da Estrela com seu riquíssimo valor histórico e religioso da região. Em Marvão, se torna imperdível uma visita ao seu Castelo com uma visão fantástica de toda a região. Após esta parada, seguimos um percurso onde podemos encontrar penhascos, vales, floresta, ao contrário da paisagem de planícies típica do Alentejo. Nas curtas calçadas medievais escutam-se os sinos de igrejas e o cantar alegre do pássaros.

Visitar o Castelo de Marvão e se deslubrar da magnífica vista do local.
Profilbild von Ricardo Pantoja
Ricardo Pantoja
Aktualisierung: 08.09.2020

Folheto oficial do percurso

Ponte Quinhentista em Portagem (510 m)
39.383610, -7.381202
39°23'01.0"N 7°22'52.3"W
29S 639418 4360597
///sozialer.bewältigte.wasserkessel

Ponte Quinhentista em Portagem

Wegbeschreibung

O percurso circular inicia e termina no Largo das Almas, onde se encontra a Ponte Quinhentista, na vila de Portagem, o primeiro importante marco do trajeto. A ponte de origem romana, inicialmente se encontrava em outro lugar mais ao sul, próximo ao lugar onde se encontra as ruínas da cidade romana de Ammaia. No entanto, ela foi derrubada para evitar contrabandos e o material foi levado para o local onde existe a ponte hoje. Seguindo em direção a Marvão, observa-se várias hortas de oliveiras, cerejeiros e castanheiros.

Mais a frente, já saindo da estrada de terra chegamos a uma antiga estrada pavimentada com pedras que podem ser da época romana. Neste trecho surgem uma área de floresta e a medida que se aproxima do Convento de Nossa Senhora da estrela começa-se a ter uma visão panorâmica incrível da região. O convento franciscano do século XV, possui um dos mais ricos acervos histórico e cultural da região, e possui sua fundação associada à memória de uma “ aparição” da Virgem Maria. Após uma visita ao convento, vale a pena entrar navila e visitar o Castelo de Marvão, que é ponto mais alto da Serra de São Mamede e possui uma vista magnífica de toda a região. No passado, o castelo pertencia aos Mouros e foi conquistado pela coroa portuguesa no século XII. O castelo é uma fortaleza com uma cidade no seu interior, já que a povoação está envolvida pelos muros ao longo do monte em primeira linha e possui ainda uma segunda linha com muralhas e torres e finalmente o castelo medieval, com duas torres e a Torre de Menagem. Nas dependências do castelo existe um museu arqueológico de armamentos antigos.

Seguindo na direção de Abegoa, depois de um trecho de estrada de terra, chega-se a uma outra calçada medieval cercada de muros cobertos por musgos e hera. Mais a frente encontramos uma fonte para refresco e logo depois chegamos a vila de Abegoa, com seu casario antigo com longas chaminés.

Depois seguimos em direção a Fonte Souto, através de uma estrada de terra batida e chegando na localidade destacamos a sua capela medieval que encontra-se desativada e duas sepulturas muito antigas cavadas na rocha. Seguindo já em direção de Portagem, voltamos ao nosso ponte de partida por um caminho entre arvores com bastantes sombras e rochas.

Existem ônibus que chegam na vila, saindo de Lisboa (demoram cerca de 4:30h) mas são mais escassos.

O melhor jeito de chegar a Portagem é de carro, pela A6 e E802. A vila está situada a 238 Km de Lisboa e 300 Km do Porto.

O estacionamento próximo a piscina municipal.

39.383610, -7.381202
39°23'01.0"N 7°22'52.3"W
29S 639418 4360597
///sozialer.bewältigte.wasserkessel

Botas robustas e roupas leves. Água e alimentos.

Profilbild

aussichtsreich familienfreundlich kulturell / historisch geologische Highlights botanische Highlights Heilklima