Community 1 Monat gratis Pro testen

Wanderung · Arronches
  • Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões, Portugal
    / Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pinturas_Rupestres_da_Lapa_dos_Gaiv%C3%B5es_-_Hortas_de_Baixo_-_Portugal_(16221754620).jpg
  • / Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pinturas_Rupestres_da_Lapa_dos_Gaiv%C3%B5es_-_Hortas_de_Baixo_-_Portugal_(12757990255).jpg
  • / Ponte de Marco, Arronches, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MarcoElMarco.JPG
  • / Igreja de Nossa Senhora da Esperança, Arronches, Portugal
    Foto: Ricardo Pantoja, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_Matriz_de_Esperan%C3%A7a_-_Portugal_(8716746295).jpg

Percurso que se inícia e termina na vila de Esperança, passando pela menor ponte internacional do mundo que liga Portugal e Espnha, e por figuras rupestres de 2.500 anos a.c.
Percurso pedestre circular com início na Igreja Matriz de Esperança, onde se pode conhecer o casario antigo do vilarejo e depois seguir em direção a Hortas de Cima até chegar a vila fronteiriça do Marco. Ali encontramos a considerada menor ponte internacional do mundo que liga Portugal a Espanha sobre a ribeira de Abrilongo. Seguindo ainda mais em frente, chegamos ao Vale do Junco, local onde se encontram as pinturas rupestres de Lapa dos Gaviões, considerado "Monumento Nacional" e que marca a presença humana na região desde o período Neolítico, por volta de 2.500 a 3.000 anos a.c. Vale a pena conhecer a bela paisagem natural deste percurso aliado a todo fator histórico e arqueológico que o cerca.

Existem outros locais com pinturas rupestres similares, a Lapa dos Louções e a "lgreja" dos Mouros, mas ambos de difícil acesso.
Profilbild von Ricardo Pantoja
Ricardo Pantoja
Aktualisierung: 08.09.2020

Folheto oficial do percurso

Igreja de Nossa Senhora da Esperança (350 m)
39.157925, -7.192270
39°09'28.5"N 7°11'32.2"W
29S 656191 4335858
///ausdehnungen.filmgeschäft.besserung

Igreja de Nossa Senhora da Esperança

Wegbeschreibung

O percurso tem início e fim em frente a Igreja Matriz de Esperança, dedicada a Nossa Senhora, e que possui uma arquitetura rural do século XVI. Vale a pena percorrer o casario da vila de Esperança e logo depois seguir na direção de Hortas de Cima. Aqui o percurso encontra-se em uma zona de transição de terreno entre o suave ondulado da planície e o acidentado sobe-e-desce que vai até às zonas de penhascos da Serra de São Mamede.

Seguimos em direção à antiga fronteira do Marco, onde a ribeira de Abrilongo divide Portugal com a Espanha. Esta ponte é considerada a menor ponte internacional do mundo mede apenas 6m de comprimento sobre o curso estreito da ribeira.

O percurso segue em descida para uma área de terrenos mais planos, nas Hortas de Baixo, e depois subimos até o Vale do Junco, onde observamos as incríveis pinturas rupestres na Lapa dos Gaviões, que data por volta de 2.500 a 3.000 anos a.c. Este local é considerado um "Monumento Nacional" e está cercado de uma bela paisagem natural.

Continuamos em direção a vila de Esperança, ponto inicial do nosso percurso.

Autocarro ou trem de Lisboa para Arronches e de lá pegar um táxi para Esperança

Saindo de Lisboa pegar a A6/P7 seguindo as indicações para Espanha/Évora. Depois de aproximadamente 160 km pegar a IP2, depois a N371 e por fim a Rua de Arronches até Esperança.

Estacionamento nas ruas de Esperança

39.157925, -7.192270
39°09'28.5"N 7°11'32.2"W
29S 656191 4335858
///ausdehnungen.filmgeschäft.besserung

Sapatos robustos e roupas leves. Água potável e alimentos leves.