Start Punkte Aldeia do Xisto do Gondramaz

• / Cascata na Ribeira de Espinho - Gondramaz
  • / Penedo dos Corvos

Aldeia mais que perfeita

Onde a arte se exibe em pedras gravadas ou esculpidas nas fachadas das casas.

A aldeia estrutura-se a partir de uma rua principal que se sobrepõe à linha de festo, até ao limite em que o declive permitiu construções. Desta rua, sai uma rede de ruelas estreitas e sinuosas que apetece percorrer com curiosidade.

As boas vindas são-nos dadas com um poema de Miguel Torga, que se encontra numa placa metálica na área de recepção da aldeia.Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Esta é, aliás, terra de artesãos cujas mãos hábeis criam figuras carismáticas que são marca da serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.

Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos. Dentro das suas ruas a voz das pessoas torna-se mais nítida e convidativa.Com uma notável aplicação em xisto, o pavimento permite que sobre ele se desenvolva um percurso acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Numa das mais bem sucedidas intervenções de requalificação da Rede das Aldeias do Xisto, não é de estranhar o surgimento de novos habitantes e o ambiente animado que aqui se vive em cada fim-de-semana. A animação com provas de BTT protagonizada a partir daqui, traz praticantes e uma movimentação que os habitantes já não estranham.

Profilbild von Aldeias do Xisto
Aldeias do Xisto
Aktualisierung: 23.07.2021

De Norte

Na A1 sair em Coimbra (saída 12). Passe Coimbra, tome a N17 (Estrada da Beira) em direção à Guarda e saia na N236 no sentido da Lousã. Ao chegar à Lousã continue na direção de Góis, pela EN342. Após 15km, ainda antes de Góis, na rotunda do Cimo do Alvém (Portela de Góis), cortar à direita para a N2 na direção de Pampilhosa da Serra durante 13 km. Continue então pela N112 passando a Pampilhosa da Serra ao fim de 22 km. Continue pela N112 em direção ao Fundão mas vire à esquerda para Janeiro de Baixo, após 10km, seguindo agora pela N344. Passados 2km corte à direita para Janeiro de Baixo, pela N546. Após 6km de descida chegará a Janeiro de Baixo.

De Sul

Na A1 sair para Abrantes/Castelo Branco (saída 7 – A23). Seguir pela A23 até à saída 23 (Castelo Branco Norte). Seguir na N112 em direção à Pampilhosa da Serra durante 44 km. Ao chegar ao Orvalho, na rotunda, vire na em direção do Fundão. Seguir pela N238 durante 5km, virando então à esquerda na direção de Urgueiro e Janeiro de Baixo. Atravesse a ponte sobre o rio Zêzere e ao fim de 5,5km estará em Janeiro de Baixo.

Ou, em alternativa:

Na A1 sair para Abrantes/Castelo Branco (saída 7 – A23). Seguir pela A23 até à saída para o IC8/Pombal. Seguir até Pedrogão Grande, saia pela N2 e depois siga a N343 até à Vila de Pampilhosa da Serra. Tome depois a N112 no sentido de Castelo Branco e siga as indicações até Janeiro de Baixo.

De Espanha

Na A23 sair em direcção a Fundão-Sul. No Fundão seguir pela N238 durante 40km, até cortar à direita para Janeiro de Cima (EM518). Após 3,5km passará por Janeiro de Cima e continue para Janeiro de Baixo. Atravesse a ponte sobre o rio Zêzere e ao fim de 3,7km estará em Janeiro de Baixo.

40.061454, -8.272491
40°03'41.2"N 8°16'21.0"W
29T 562044 4434831

Empfehlungen in der Nähe

empfohlene Tour Schwierigkeit leicht
Dauer 0:09 h
Aufstieg 20 hm
Abstieg 20 hm

O Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz pode ser percorrido por pessoas portadoras de incapacidade, possibilitando-lhes desfrutar da envolvente ...

Dauer 2:40 h
Aufstieg 85 hm
Abstieg 447 hm

O Caminho do Xisto do Gondramaz - Nos Passos do Moleiro é um percurso linear e liga a Aldeia do Xisto do Gondramaz ao Parque de Merendas da Chapinha.

Dauer 2:30 h
Aufstieg 150 hm
Abstieg 150 hm

O primeiro ponto de referência do percurso À Descoberta da Floresta é o Terreiro das Bruxas. Ao longo do caminho, vai contactar com uma flora rica ...

Aufstieg 200 hm
Abstieg 200 hm

A Rota dos Baldios começa na Senhora dos Remédios, na zona do Vale da Nogueira, e desenvolve-se por caminhos onde se encontram diversas espécies da ...

Schwierigkeit mittel
Dauer 2:47 h
Aufstieg 355 hm
Abstieg 355 hm

Este circuito passa por um vale com uma bela ribeira, florestas magnificas muito próximo do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã.

von José Gomes,   Community
Schwierigkeit schwer
Dauer 5:27 h
Aufstieg 648 hm
Abstieg 650 hm

Este percurso é uma mistura de 3 trilhos, o PR3, PR4 e PR2. O percurso inicia no Castelo da Lousã, durante este percurso passamos pela Ribeira de S.

von José Gomes,   Community
empfohlene Tour Schwierigkeit mittel geöffnet
Aufstieg 420 hm
Abstieg 420 hm

A Serra da Lousã é o cenário deste percurso. Com passagem pelo Castelo, pela Ermida de N. Sra. da Piedade e pelas Aldeias do Xisto do Talasnal e  ...

Aufstieg 500 hm
Abstieg 500 hm

O Caminho do Xisto da Lousã - Rota dos Serranos inicia-se no Castelo da Lousã e passa por algumas das Aldeias do Xisto localizadas na Serra da Lousã.